Vavá torres



“O Mago da Caracterização”
Vavá Torres
40 Anos. Caracterizando uma História.


1º - Conhecendo um pouco de sua trajetória...


Valdemir Lopes Torres, ou simplesmente Vavá Torres como é conhecido no meio artístico. Possui uma bela e encantadora trajetória, digna de um grande artista que é. Há 39 anos trabalha na área de maquiagem, caracterização, visagismo e conceituação de personagens. Aos 16 anos começou sua carreira nas barbearias do Méier, subúrbio do Rio de Janeiro. Lá foram seus primeiros contatos com o rosto das pessoas, onde fazia barbas e cortava cabelos e logo teve a certeza de suas habilidades com esta arte. Aos 18 anos serviu ao exército, onde se tornou rapidamente o barbeiro do pelotão. Ao sair do quartel voltou a exercer sua profissão de civil, retornando as barbearias dos subúrbios do Rio, até que um dia, ao ler em um jornal da época algo que mudaria sua vida significativamente para sempre.


"Líamos muitos jornais todas às manhãs nas barbearias (Diz ele), um belo dia me encantei com o que vi. Eric Rzepeck um Polonês que era o mestre da caracterização da TV Globo dava uma entrevista onde havia feito uma caracterização (envelhecimento) num ator bastante famoso na época chamado Jardel Filho. Aquilo me impressionou, me encantei e tive a certeza de que era aquilo que eu queria para o meu futuro, desejei ser um maquiador e me especializar em caracterização". Concluiu.


Após ver a entrevista, Vavá decidiu ir em busca do seu sonho.


Dias após ler a entrevista, decido ir à procura do Eric, não fazia idéia onde ficava a TV Globo, mas mesmo assim me informei e fui decidido a pedir um emprego ao mestre Rizepeck e não me decepcione, pois em dois meses estava na TV Globo como assistente do saudoso Eric Rizepeck, o que me da muito orgulho". Disse Vavá relembrando com carinho.


Daí em diante o talento, visão artística e a criatividade de Vavá Torres ganharia a confiança e credibilidade não apenas do caracterizador Eric, mas também dos mais criteriosos diretores do Cinema Teatro e Televisão Brasileira. Alguns dos seus primeiros trabalhos na televisão foram, Cavalo de Aço (com Tarcisio Meira), Semi Deus, Uma Rosa Com Amor, Carinhoso entre outros.


Nesta mesma época. Relembra Vavá. A TV Globo lançou uma novela chamada “Um sonho a mais” (com Ney Latorraca), onde ele interpretava seis personagens. Para este trabalho, veio um caracterizador dos EUA, nos ajudou a produzir e lançar a novela, porem ele não podia ficar, teve que voltar e tive a alegria de ser o escolhido para dar continuidade. Brilhei com este trabalho que tanto marcou a minha carreira. Foi daí que o Brasil passou a me conhecer.


A convite do Sargentelli Vavá Torres passou um longo período como maquiador numa casa de shows chamada Oba Oba em São Paulo, onde maquiava as mulatas e logo passou a fazer capas de revistas nacionais como Revista Nova, Veja, etc. Após estes anos, retornou aos set de gravação e mais uma vez realizou belíssimos trabalhos no Cinema, Teatro e Televisão como Grande Sertão Veredas, Vampe, Anarquista Graças a Deus, entre vários outros..


Não é a toa que Vavá Torres é considerado o mago da caracterização Brasileira, e nesta área encara qualquer desafio: No mundo da caracterização não há nada que eu não consiga fazer. Afirma o Mago com confiança.


Trazer informações e formar profissionais aqui no Brasil é meu dever. Quando vou maquiar o rosto das pessoas, para mim é como um quadro em branco, onde na fusão das cores, eu desenho o que é preciso da melhor forma, valorizando os traços pessoais e suas particularidades, diz.


Mesmo com todo o reconhecimento, Vavá não parou de se atualizar e viaja sempre pelo mundo, inclusive nos dias de hoje, em busca de novos conhecimentos, técnicas e produtos novos, além de feiras internacionais e escolas de caracterização. Mas para ele faltava ainda a realização de um sonho: Sempre desejei passar para essa juventude, o que eu adquiri e deixar seguidores. Nosso desafio é manter em prática a arte de maquiar. Há três anos ele criou a Makvator, a única escola no Brasil que forma maquiadores e caracterizadores também com conhecimento em penteados de época e contemporâneo especialmente para cinema, teatro, publicidade, moda e televisão e até maquiagem social: Adoro trazer novas informações e formar profissionais, acredito que seja esse o meu dever. O Mago aprovei a entrevista e deixa uma dica preciosa para os seguidores e os que desejam ingressar nesta área: O Grande desafio do profissional é sempre buscar novas informações preciosas, além da prática aliadas aos corretos conhecimento técnico, além disso, para ser bom, tem que praticar muito.


E para os que não o conhecem e pensa que já sabe tudo sobre o Mago Vavá Torres, o currículo extenso não para por aí, é possível definir o carnaval carioca como um marco em sua carreira: Comecei em 1999 caracterizando a comissão de frente da Mangueira, recriei na avenida várias personalidades, como Pixinguinha, Noel Rosa, Gonga, entre outros, foi um sucesso. Este trabalho contava com a coreografia de Carlinhos de Jesus, ganhou repercussão internacional. A partir daí as portas se abriram para mim no carnaval. Em 2009 o talento de Vavá Torres esteve presente nas escolas, Mocidade, Imperatriz e Vila Isabel,este ano, a comissão de frente da Vila Isabel e mestre sala da Mangueira.